Linhas de Pesquisas
Histofisiologia, crescimento e plasticidade muscular
​
Objetivos: compreender as alterações morfológicas no músculo esquelético de peixes durante os processos de crescimento hiperplásico e hipertrófico das fibras musculares, considerando os diferentes tipos de fibras existentes. Além disso, avaliar os mecanismos celulares relacionados à miogênese, como ativação de células satélite, proliferação, migração e diferenciação de mioblastos, e fusão em miotubos.
Vias de sinalização e efeitos de fatores intrínsecos e extrínsecos
Objetivos: compreender as cascatas de sinalização e redes moleculares que regulam o músculo esquelético, bem como investigar o papel de fatores intrínsecos (fatores transcricionais, hormônios, aminoácidos, vitaminas, citocinas) e extrínsecos (temperatura, duração do dia, oxigenação, drogas e toxinas, exercício físico), visando melhorias no crescimento muscular de peixes de importância econômica.
Análises bioinformáticas e integração de dados ômicos
​
Objetivos: avaliar os mecanismos envolvidos com a transcrição e tradução de componentes moleculares envolvidos com a regulação do crescimento e fenótipo muscular de peixes, a partir de análises e integrações de dados multi-ômicos (transcriptoma, microRNAoma, proteoma, secretoma, metaboloma) e/ou dados que já estejam disponíveis na literatura (meta-análise).